Aconteceu, na EMEB Noel Rosa, nos dias 22/05, 29/05, 05/06 e 12/06, durante as RCT (Reunião Coletiva de Trabalho) e nos dias 23/05, 30/05, 06/06 e 13/06, durante os HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), a formação dos educadores da unidade escolar, visando fomentar os objetivos do atendimento às crianças de 0 a 5 anos, uma vez que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
Os encontros oportunizaram o estudo reflexivo sobre a promoção de práticas de educação e cuidados, que possibilitem a integração do cuidar e educar.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN), “educar” significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. (RCN/I, 1998, p.23).
E o cuidar é entendido como:
(…) valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos (…). Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo entre quem cuida e que é cuidado. (RCN/I, 1998, p.24/25)
Durante os encontros, os educadores destacaram que as atividades da rotina, como alimentação e higiene, também são momentos educativos e lúdicos e que para promover o desenvolvimento integral e integrado, buscam propor experiências e vivências relacionadas à diversidade de situações lúdicas, costumes e saberes.