A EMEB Noel Rosa, nos dias 18 e 19 de julho, ofereceu encontros com o objetivo de ampliar a percepção, a sensibilidade, a reflexão e a imaginação do grupo de educadores da unidade. Além disso, essa iniciativa possibilitou identificar os ajustes necessários para o desenvolvimento integral e integrado das crianças de zero a cinco anos. A ideia é repensar a escola para a promoção de uma educação de qualidade.
O contato e a reflexão com as linguagens que dialogam com a literatura infantil, fomentam a importância dos contos de fadas na educação infantil. Além disso, a reflexão sobre o planejamento na educação infantil, leva em consideração o que as crianças são capazes de fazer, aprender e ensinar. Assim é possível reorganizar a prática pedagógica e propiciar interações, não mecanizadas, que promovam vivências e experiências significativas para as crianças.
No dia 18 de julho, o escritor Gui Barreto, participou do encontro, ministrando a palestra sobre a literatura infantil, com ênfase nos Contos de Fadas e no desenvolvimento da criança. Considerando que os contos de fadas, de forma lúdica, despertam a imaginação e curiosidade ampliando entendimento do mundo.
Para o escritor, através da ação lúdica e prazerosa é possível formar futuros leitores, explorando a fantasia, a imaginação e despertando a criatividade da criança.
O educador poderá também estabelecer uma relação dialógica com a criança e a sua realidade, criando situações de interação, desenvolvimento e aprendizagem. Assim, levando-as a vivenciarem emoções com personagens das histórias e relacionando, em seguida, com situações reais.
O dia 19 de julho, foi destino ao estudo reflexivo sobre concepções da infância, da criança e ainda sobre o planejamento da educação infantil. Em busca de questões simples, como por exemplo, planejar as interações para o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos, considerando os interesses e necessidades delas.
Contudo, para promover o desenvolvimento integral e integrado das crianças, neste segundo semestre, a EMEB proporcionará as crianças experiências integradas de sentidos voltadas ao conhecimento e cuidado de si, do outro e do ambiente.
Experiências como: brincar e imaginar, explorar a linguagem corporal e verbal, apropriar-se do conhecimento matemático. Além da expressividade na linguagem artística, da exploração da natureza, cultura, identidade e autonomia.
Da intenção à ação
Sugestão de leitura:
Versão Preliminar 2014 PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FRANCO DA ROCHA
Sugestão de filmes:
“EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CRECHES: HISTÓRIAS E CONCEPÇÕES”
“OUTROS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS EM CRECHES”,