Na volta às aulas, após o período do recesso escolar, os educadores aproveitaram para explorar o brincar, valorizando a interação entre crianças, educadores e o meio ambiente.
Ao valorizar o lúdico, o movimento e a interação das crianças, os educadores promovem a aquisição cognitiva com base nas experiências e vivências da infância. Desta forma, os alunos podem, não apenas explorar os diferentes espaços da escola, mas também interagir entre si e com os educadores, com liberdade e autonomia.
Uma das iniciativas mais marcantes foi a confraternização das turmas nestes momentos de brincadeiras. Ao compartilharem o mesmo espaço, as crianças, de todas as turmas, aprendem noções de cidadania que jamais seriam exploradas apenas em sala de aula, o que possibilita a ampliação de saberes.
Assim, através de momentos prazerosos, os alunos conquistam mais autonomia e interagem cada vez mais com o mundo que os cerca. Para as professoras Graciele e Juliana, esses momentos vêm ampliando as interações entre diferentes faixas etárias, assim como o desenvolvimento da afetividade, da socialização e do cuidado com o próximo.
As crianças menores se encantam com as maiores, as crianças maiores demonstram interesse em cuidar das menores. As experiências e vivências além da sala de aula, despertam o interesse e a curiosidade de todos, promovendo situações desafiadoras e significativas que favorecem o desenvolvimento infantil.