No dia 12 de agosto, realizamos o Dia da Família na Escola, onde finalizamos o projeto: Brincar é Coisa Séria. Estamos imensamente gratos pela participação e envolvimento das famílias. Cada detalhe foi precioso, as respostas das pesquisas, o envio de materiais, envio de fotos nos mais diversos modelos de composição familiar.
Realizamos várias oficinas: Confecção de pipas, pulseiras de miçangas, dança da cadeira, massinha de modelar, confecção de bonecas de pano, bilboquê, vai e vem e aulão de zumba, a diversão foi garantida.
Além dos familiares participarem das oficinas, eles puderam observar os murais com as fotos que enviaram, e tiveram a oportunidade de descreverem suas sensações e opiniões sobre esse momento de interação e anexar no mural.
O projeto Brincar é Coisa Séria teve como objetivo principal resgatar, reviver e elaborar brinquedos e brincadeiras antigas, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por essas atividades. A iniciativa possibilitou aos pequenos o conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, mas sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas e familiares.
Um momento muito interessante foi quando João Rossi, pai do aluno Samuel Vitório de Jesus Rossi, do Maternal II – A, da professora Lucineide Fink, após participarem da oficina de pipa, destinaram-se A parte externa da unidade escolar e começaram a empinar o pipa, motivando outros familiares a fazerem o mesmo, compartilhando um momento especial.
Desta maneira, proporcionamos a vivência de valores como cooperação, respeito, justiça, solidariedade, autoestima, raciocínio e a lógica. Além de noções de espaço-temporal, apresentando também os direitos e deveres humanos na infância.