A Prefeitura de Franco da Rocha, por meio da Secretaria da Educação, promoverá o I Colóquio Linguagens na Educação “O lugar da literatura na educação escolar”. O evento acontecerá no próximo sábado, dia 02 de setembro, em dois horários: das 09h às 12h e das 14h30 às 16h30.
No período da manhã, o encontro será realizado no prédio da Secretaria, localizado na Rua Cinco de Maio, 97, onde acontecerão conversas temáticas. No período da tarde, a atividade é no Centro de Vivência em Múltiplas Linguagens Raimunda Assunção dos Santos, que fica no Complexo Hospitalar do Juquery, com a realização de atividades culturais.
Esse congresso também tem a parceria do Grupo de Pesquisa Linguagens na educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Confira a programação:
08h30 às 09h30 – Abertura oficial do I Colóquio
09h30 às 09h50 – Apresentação dos projetos do Núcleo Pedagógico da Secretaria da Educação de Franco da Rocha – Núcleo de Gestão Pedagógica e de Avaliação dos Resultados
das 10h às 12h
➡ Conversa 1: Questões de Leitura
A temática central dessa conversa é a LEITURA LITERÁRIA, vista e tratada em diferentes aspectos, que vão desde os percursos pessoais de leitura do professor até a reflexão sobre as relações que se estabelecem entre o leitor e o texto.
➡ Conversa 2: Questões de Escrita
O objetivo central dessa conversa é a ESCRITA LITERÁRIA, vista e tratada em diferentes aspectos, que vão desde os acalorados encontros de poesia falada, o papel dos exercícios teatrais e a escrita da prosa, até as questões que perpassam pelo professor-autor de literatura.
➡ Conversa 3: Tratamento da Linguagem Literária
O tema dessa conversa é a LINGUAGEM LITERÁRIA, estudada por diferentes ângulos: como ensinar linguagem figurada? Como tratar as particularidades do texto literário?
➡ Conversa 4: O espaço do livro na cultura infanto-juvenil
O centeúdo dessa conversa é o ESPAÇO DO LIVRO NA CULTURA INFANTO-JUVENIL. As questões que movimentarão a conversa relacionam-se à escolha de livros, as bibliotecas escolares e a formação do mediador de leitura.