A existência de espaços para brincar é importante na socialização das crianças, no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A magia do brincar estimula a criatividade, imaginação, o crescimento das potencialidades e as habilidades das crianças, resgatando os valores mais significativos de cada um.
No cotidiano da instituição escolar a magia do brincar surge enquanto as crianças exploram diferentes linguagens, produzindo gestos, expressões faciais, danças, ritmos com significados diversos e na interação.
As emoções determinam campos de ação e formas de manifestar ideias, emoções e sentimentos. A comunicação acontece por meio das palavras, dos toques e olhares. Brincar é fundamental para a criança, pois corpo e mente não se separam. Brincar é a linguagem da criança.
Na escola, tempo e espaço são priorizados para os alunos brincarem, possibilitando ações físicas que os motivem a serem mentalmente ativos e a interagirem com o próximo. As atividades espontâneas e o “faz de conta” também é parte do universo infantil, possibilitando que as crianças representem e compreendam o mundo, as pessoas e os objetos à sua volta.
O mais fascinante nesse processo é o que os educadores descobrem com os pequenos e, assim, podem auxiliar no desenvolvimento.
As crianças se expressam por meio das brincadeiras, transformando o espaço em que ocupam, deixando-o harmonioso. E assim ocasionando o acesso a novos conhecimentos e interações significativas.
Vamos brincar?
· De Amarelinha
· De Bola
· De construir
· De palmas
· De roda
· De Pular corda
· De pegar
· De esconder
· Brincadeiras ou jogos de perseguir, procurar e pegar: coelhinho sai da toca, duro ou mole, cara ou careta, esconde-esconde, elefantinho colorido, lenço atrás, mãe da rua, caça bandeira, agacha agacha, barra manteiga, cabra-cega, morto-vivo, seu lobo, travessia da floresta, pega-pega e balança caixão.
· Brincadeiras ou jogos de correr e pular: boca de forno, carrinho de mão, corrida com bastão, corrida com saco, corrida da batata, corrida do saci, corrida de obstáculos, corrida com pneus, corda e pular distância.
· Brincadeiras ou jogos de agilidade, destreza e força: bambolê, batata quente, bola ao ar, bola ao centro, dança das cadeiras, estátua e macaco simão.
· Brincadeiras ou jogos de representação: mímica, elefante voa, marcha soldado e fitas.
Sugestões para leitura:
Friedmann, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão. 1 ed – São Paulo: Moderna, 2012. (Cotidiano escolar: ação docente)