O médico Osório Cesar é apontado por estudiosos como o pioneiro na psiquiatria brasileira a estudar a arteterapia. No início dos anos de 1920, criou a oficina de Artes no Hospital do Juquery, oficialmente reconhecida como Escola Livre de Artes Plásticas do Juquery, no final dos anos 1950.
A atividade realizada com os alunos do 3° ano foi inspirada nas produções de Cesar com os pacientes internos do Juquery. A partir dessa referência, as crianças foram estimuladas a coletar materiais da natureza: folhas secas de árvores, sementes e todo material encontrado no entorno da escola, que é rico em vegetação e flores.
De volta à sala, os pequenos foram orientados a produzir uma paisagem com os materiais coletados. Logo no início das produções, os alunos solicitaram tintas para compor o fundo da paisagem, como não tínhamos previsto esse material para a atividade, negociamos que seria possível, no entanto, eles deveriam improvisar os pinceis com os dedos, galhos e folhas; que foi prontamente aceita pela turma.
Essa atividade foi um aprendizado sobre a contribuição de Osório Cesar no Juquery e as artes produzidas por seus pacientes. A proposta pedagógica teve como principal objetivo valorizar o olhar investigativo das crianças, estimular o reconhecimento do território educativo, apresentar a memória da cidade e, sobretudo, incentivar o processo criativo delas.