Na educação infantil existem inúmeras possibilidades de trabalhar a música e os benefícios que ela pode oferecer, com a exploração de diversos materiais, não necessariamente caros.
No dia 12 de setembro, durante as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), contamos com a presença da professora de música, Fernanda Cezaretto, para realizar a oficina “Música na Educação Infantil”, aventurando-nos no fantástico mundo da música e movimento, e assim investindo na formação pedagógica da equipe escolar.
Na rotina escolar, em especial na educação infantil, a música também precisa ser vista como instrumento metodológico e didático-pedagógico para o desenvolvimento. Música é para se divertir e também aprender, pois contribui para o desenvolvimento, ensino e aprendizagem da criança, por apresentar características interdisciplinares, tornando o ambiente mais alegre, proporcionando sensações diferentes do ambiente escolar e satisfação àqueles que dela participam.
Para aprendermos coisas novas é necessário enfrentarmos a barreira do medo e quebrar o paradigma do dom. Ao perceber e sentir a música como fonte de ensino-aprendizagem, as ações mais comuns realizadas no dia a dia transformam-se em vivências capazes de estimular o desenvolvimento, afinal ela é uma linguagem tão importante quanto as demais áreas do conhecimento e, portanto, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.
A música também ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao desenvolvimento físico-motor, cognitivo, social e afetivo, explorando ainda sua criatividade e expressão. E assim, servindo também como estímulo para que a mesma se desenvolva integralmente.
Os professores ficaram muito animados com a oficina, elogiaram o trabalho da professora Fernanda e começaram a reproduzir as atividades propostas já no dia seguinte.