Matérias Especiais

Pequenos e preciosos artistas

Avatar
Escrito por EMEB Noel Rosa

Nossos pequenos e preciosos artistas adoram explorar os seus sentidos para enriquecerem suas experiências. As atividades artísticas fornecem ricas oportunidades para o desenvolvimento, proporcionando o contato com os mais diversos tipos de materiais para apreciação, exploração e manipulação.

Na educação infantil, o trabalho com a linguagem visual, amplia a sensibilidade e capacidade, das crianças, de lidarem com formas, cores, imagens, movimentos e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas. Assim elas podem explorar e experimentar diversos materiais e suas características no processo de transformação em diferentes fazeres artísticos, respeitando o interesse, a curiosidade, a expressividade e a sensibilidade de cada um.

Nas interações com o fazer artístico também é possível explorar:

– o desenvolvimento da linguagem corporal, por meio da exploração de diferentes posturas corporais, do aperfeiçoamento dos gestos relacionados com o traçado, por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais e com experimentações explorando os sentidos;

– o desenvolvimento da linguagem matemática, através da utilização da contagem oral, de noções de quantidades, da classificação, situações problemas em roda de conversa, músicas nos mais diversos contextos e da utilização da comparação entre quantidade, medidas e formas;

– da linguagem cultural, identidade e autonomia através da apreciação e releituras de imagens diversas, da manipulação de diferentes materiais, suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e de situações lúdicas que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais;

– da linguagem oral e escrita ampliando a capacidade das crianças ao utilizar a fala, cada vez mais competentes em diferentes experiências proporcionadas às crianças, respeitando as suas vivências e proporcionando-lhes novas situações de aprendizagem envolvendo a fala, a escuta e a compreensão da linguagem;

– do conhecimento de mundo por meio de interações que incentivam a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento a indagação e o conhecimento delas.

As tintas, diferentemente dos lápis de desenho, exigem outra forma de manuseio e seus resultados são completamente diferentes. Inicialmente, para as crianças pequenas, as tintas sugerem a exploração tátil, com grande prazer e as bagunças são necessárias.

Podem ser utilizadas com a própria mão, com os dedos, com pinceis ou com outros objetos, à disposição da criança. Podem ser passadas em papeis presos na mesa, nas paredes, nos chãos, em pratos descartáveis (plástico/papel/isopor), entre outros loais. A variedade de cores e papeis permite mudanças nos resultados e, portanto nas pesquisas e relações que a criança estabelece.

As crianças menores de dois anos experimentam as tintas como experimentam tudo do mundo e a boca é o órgão privilegiado para essa atitude, portanto as tintas não devem conter nenhum elemento de toxidade tanto para a criança quanto para o educador, pois isso transmite uma tranqüilidade para que o trabalho se desenvolva.

A modelagem fornece às crianças os elementos de transformação necessários para que elas lidem com a realidade e a modele do jeito que quiserem. A massinha tem um caráter de magia que encanta os pequenos.

Que tal brincar com estas receitas?

Tinta de amido de milho: 

2 xícaras de água filtrada;

2 colheres de sopa de amido de milho;

Levar ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.

Misturar o corante comestível depois de pronta a mistura, ainda quente.

Massa de modelar com farinha de trigo: 

1 medida (copo) de óleo de cozinha;

6 medidas (copos) de farinha de trigo;

1 medida (copo) de água;

Corante comestível opcional.

Misturar tudo e sovar com as mãos

Massa de modelar com farinha de trigo e aveia

1 xícara de farinha de trigo;

2 xícaras de aveia grossa;

1 xícara de água;

Corante opcional.

Misturar tudo e sovar com as mãos

Essa massa tem a mesma finalidade da anterior, só modifica a textura devido a consistência da aveia.

Massa de modelar com sal

4 medidas (copos) de farinha de trigo;

1 medida e meia (copo) de água;

1 medida (copo) de sal;

Corante comestível opcional.

Misturar com as mãos e sovar.

Nota: O corante pode ser anilina de bolo, suco artificial ou suco natural de: beterraba e cenoura; Os corantes líquidos geralmente têm cores mais vivas, enquanto que os em pó engrossam as tintas.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Noel Rosa

Inaugurada em 1990, a Escola Municipal de Educação Básica Noel Rosa, está localizada na Rua Saul Cardoso, n° 160, Jardim das Jabuticabeiras, Franco da Rocha, Estado de São Paulo.

Em 2016, a EMEB, foi reformada e ampliada, passando a ter 456,38 m2 de área construída e capacidade de atendimento em média de 240 alunos por período entre creche e pré escola.

A escola tem o nome de um dos maiores artista da música popular brasileira da década de 30, o cantor e compositor Noel Rosa.

Noel Rosa nasceu em 11 de dezembro de 1910 e faleceu em 04 de maio de 1937, aos 26 anos de idade. Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música e pela atenção que ela lhe proporcionava, aprendendo em seguida a tocar violão. Seu primeiro sucesso veio com a música "Com que roupa?", em 1930, um samba considerado hoje um clássico do cancioneiro brasileiro.

Comentar