Nossos pequenos e preciosos artistas adoram explorar os seus sentidos para enriquecerem suas experiências. As atividades artísticas fornecem ricas oportunidades para o desenvolvimento, proporcionando o contato com os mais diversos tipos de materiais para apreciação, exploração e manipulação.
Na educação infantil, o trabalho com a linguagem visual, amplia a sensibilidade e capacidade, das crianças, de lidarem com formas, cores, imagens, movimentos e com obras elaboradas por artistas e por elas mesmas. Assim elas podem explorar e experimentar diversos materiais e suas características no processo de transformação em diferentes fazeres artísticos, respeitando o interesse, a curiosidade, a expressividade e a sensibilidade de cada um.
Nas interações com o fazer artístico também é possível explorar:
– o desenvolvimento da linguagem corporal, por meio da exploração de diferentes posturas corporais, do aperfeiçoamento dos gestos relacionados com o traçado, por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais e com experimentações explorando os sentidos;
– o desenvolvimento da linguagem matemática, através da utilização da contagem oral, de noções de quantidades, da classificação, situações problemas em roda de conversa, músicas nos mais diversos contextos e da utilização da comparação entre quantidade, medidas e formas;
– da linguagem cultural, identidade e autonomia através da apreciação e releituras de imagens diversas, da manipulação de diferentes materiais, suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e de situações lúdicas que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais;
– da linguagem oral e escrita ampliando a capacidade das crianças ao utilizar a fala, cada vez mais competentes em diferentes experiências proporcionadas às crianças, respeitando as suas vivências e proporcionando-lhes novas situações de aprendizagem envolvendo a fala, a escuta e a compreensão da linguagem;
– do conhecimento de mundo por meio de interações que incentivam a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento a indagação e o conhecimento delas.
As tintas, diferentemente dos lápis de desenho, exigem outra forma de manuseio e seus resultados são completamente diferentes. Inicialmente, para as crianças pequenas, as tintas sugerem a exploração tátil, com grande prazer e as bagunças são necessárias.
Podem ser utilizadas com a própria mão, com os dedos, com pinceis ou com outros objetos, à disposição da criança. Podem ser passadas em papeis presos na mesa, nas paredes, nos chãos, em pratos descartáveis (plástico/papel/isopor), entre outros loais. A variedade de cores e papeis permite mudanças nos resultados e, portanto nas pesquisas e relações que a criança estabelece.
As crianças menores de dois anos experimentam as tintas como experimentam tudo do mundo e a boca é o órgão privilegiado para essa atitude, portanto as tintas não devem conter nenhum elemento de toxidade tanto para a criança quanto para o educador, pois isso transmite uma tranqüilidade para que o trabalho se desenvolva.
A modelagem fornece às crianças os elementos de transformação necessários para que elas lidem com a realidade e a modele do jeito que quiserem. A massinha tem um caráter de magia que encanta os pequenos.
Que tal brincar com estas receitas?
Tinta de amido de milho:
2 xícaras de água filtrada;
2 colheres de sopa de amido de milho;
Levar ao fogo, mexendo sempre, até engrossar.
Misturar o corante comestível depois de pronta a mistura, ainda quente.
Massa de modelar com farinha de trigo:
1 medida (copo) de óleo de cozinha;
6 medidas (copos) de farinha de trigo;
1 medida (copo) de água;
Corante comestível opcional.
Misturar tudo e sovar com as mãos
Massa de modelar com farinha de trigo e aveia
1 xícara de farinha de trigo;
2 xícaras de aveia grossa;
1 xícara de água;
Corante opcional.
Misturar tudo e sovar com as mãos
Essa massa tem a mesma finalidade da anterior, só modifica a textura devido a consistência da aveia.
Massa de modelar com sal
4 medidas (copos) de farinha de trigo;
1 medida e meia (copo) de água;
1 medida (copo) de sal;
Corante comestível opcional.
Misturar com as mãos e sovar.
Nota: O corante pode ser anilina de bolo, suco artificial ou suco natural de: beterraba e cenoura; Os corantes líquidos geralmente têm cores mais vivas, enquanto que os em pó engrossam as tintas.