Nossa unidade realizou, nos dias 29 de setembro, 03 e 05 de outubro, a reunião de pais do 3° bimestre, com o objetivo de compartilhar o dia a dia das crianças na instituição escolar. Mostrar como elas se relacionam com colegas e professores e o desenvolvimento delas, buscando assim garantir momentos produtivos e cheios de sentido
A reunião contou com a presença de 74% das famílias dos alunos, fomentando a importância do ambiente escolar como um espaço de convívio harmonioso.
Os professores e auxiliares de educação se empenharam em fazer da reunião, um momento prazeroso, de troca de experiências, ou seja, em que os pais puderam compreender que a escola quer o melhor para os alunos, resgatando a importância do brincar e da infância, assim como a parceria da família com a escola, pois o apoio da família como extensão da escola, são indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) deixa claro a importância da participação dos pais no ambiente escolar. “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar e na convivência humana.”
Para os pais do pequeno João Victor, do Nível I/Pré-Escola, as orientações e socializações de vivências das crianças, durante as reuniões de pais, esclarecem dúvidas e firmam uma relação de confiança e cooperação com os professores.
A reunião é um importante instrumento de aproximação entre a família e a escola e promove o diálogo constante com os educadores que cuidam do saber o das crianças.
Os responsáveis precisam entender que podem procurar a escola sempre que houver necessidade, não somente nas reuniões de pais. É importante que a família exponha dúvidas e conheça os avanços que o aluno apresenta em seu desenvolvimento.