“Jogos didáticos são aqueles que são inseridos no cotidiano escolar, de modo planejado, com finalidade claramente articulada ao currículo dos diferentes campos do saber. Tais jogos, além de propiciarem diversão, integram o mundo infantil à esfera escolar (e a outros espaços que dialogam com a escola) com fins didáticos.
A inserção de situações de uso desses jogos é planejada por um adulto, que medeia a participação das crianças, explicitando, por meio de orientações verbais e pelo modos como os objetos são dispostos no ambiente, uma intenção previamente planejada com fins de aprendizagem de conteúdos curriculares”
A atividade “Caça ao tesouro” foi planejada para trabalharmos com o projeto “Contos”. O principal objetivo foi estimular o raciocínio lógico das crianças, o trabalho em equipe, imaginação e o gosto pela leitura.
Foi muito gostoso ver a reação dos pequenos e suas expressões de surpresa, como a de Mariana que exclamou “Meu Deus! É um mapa do tesouro!”. Já Raul disse “Tive uma ideia! Vamos procurar o tesouro pela escola!”
O trabalho dos alunos, a curiosidade em descobrir qual era o tesouro e onde ele estava foram fantásticos para mim e para as crianças. (Relato da professora Ana Paula Ambrósio Campos – NIID)
O QUE É ISSO?
OH, UM MAPA!
SERÁ QUE TEM UM TESOURO NA ESCOLA?
VAMOS DESCOBRIR?
1ª PISTA -SIGA EM FRENTE E NA PONTE UM GARFO IRÁ ENCONTRAR
PASSANDO PELA PONTE E…
ENCONTRAMOS O GARFO!
2ª PISTA- TRÊS CONCHAS DO MAR… ALÉM DA ÁGUA DO MAR O QUE MAIS NA PRAIA IRÁ ENCONTRAR?
3ª PISTA- ESSA AREIA VEM DO MAR
4ª PISTA- EXISTE UM SEGREDO NO FUNDO DO MAR. PASSE PELA CASA E NA ÁRVORE ENCONTRARÁ A 5ª PISTA
Deixe um comentário