O ambiente escolar está intimamente ligado a uma proposta pedagógica e a uma determinada concepção de infância.
O que é preciso fazer? Que decisões podemos tomar para que realmente o tempo e as oportunidades de convivência dos alunos na escola estejam de acordo com uma concepção contemporânea de educação e que possam garantir o protagonismo das crianças? Tendo em vista as Diretrizes Curriculares, a educação para o trânsito é parte integrante do ensino para os alunos.
Pensando nisso, construir instrumentos é imprescindível para que os nossos pequenos possam refletir com seus familiares na construção de um futuro melhor no trânsito.
A professora criou uma cidade fictícia, onde os alunos tiveram a oportunidade de se colocar como pedestres e também como condutores.
“A princípio foi desenvolvida uma atividade para conhecer alguns meios de transportes, como carro, caminhão, ônibus. Os alunos participaram com a pintura dos carros, colagem dos semáforos.
O percurso do trânsito foi feito ao som da música “Dirigindo meu carro”, da Xuxa, explicou a professora parceira, Gislene Cândida Gonçalves.
“O meu pai estava rápido e levou uma multa”, comentou a aluna Ana Clara durante a apresentação.
Logo surgiu um outro comentário do aluno Rafael, “Oh, Prô, meu pai sempre estaciona nessa vaga, porque ele usa uma bengalinha”, referindo-se à vaga para deficientes.
Agradecemos a presença do setor de trânsito, que enriqueceu ainda mais o nosso trabalho junto às crianças.
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