Dia a Dia

O espaço a favor da aprendizagem

“Dizer que as crianças mobilizam suas próprias linguagens, seu corpo, suas formas de pensamento e raciocínio para compreender e operar com o mundo em que vivem, significa que os processos de construção de conhecimento que as crianças colocam em jogo são, também, singulares de sua etapa de vida.” (Proposta Curricular da rede municipal de Franco da Rocha)

Para garantir tudo isso, em 2018, a proposta de organização dos espaços da EMEB Francisco de Paula Brandão, baseou-se nas chamadas “Salas Ambiente” ou “Salas Temáticas”, onde cada sala de aula ganhou um tema e uma nova organização:

Sala 1 –  Sala da Expressão/Fantasia: espaço para exploração das diferentes formas de expressão pela criança: dança, música (bandinha), teatro, contação de histórias, fantasias (roupas, tecidos, chapéus, entre outros), espelhos e ainda  recursos como televisão, DVD e etc.

Sala 2 – Sala da Brincadeira: desenvolvimento de inúmeras brincadeiras, acomodando todo tipo de brinquedo que permita, por exemplo, brincadeiras de boneca, carrinho, casinha e outros.

Sala 3 – Sala da Imaginação e Criatividade: permite a execução de diferentes artes plásticas: pintura, recorte, colagem, argila, massinha, construções com sucata, jogos, entre outros. 

Contamos ainda com o pátio coberto e com a área externa onde são desenvolvidas brincadeiras livres e dirigidas.

Com esta nova organização valorizamos o espaço e garantimos relacionamentos agradáveis entre as crianças e professores.   

Criamos um ambiente mais atraente, e ao oferecer a mudança de espaços, promovemos escolhas e atividades diversificadas, o que favorece a descoberta do  potencial de cada um, além da aprendizagem social, afetiva e cognitiva.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Francisco de Paula Brandão

Francisco de Paula Brandão, mais conhecido como "Chiquinho Brandão"
 nasceu em Jaú,interior de São Paulo em 20/04/1952 e faleceu no Rio de Janeiro,num acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas no dia 04/06/1991. Ele tinha apenas 39 anos quando o seu carro perdeu a direção e colidiu com um poste. Chiquinho Brandão era flautista e acompanhou Elis Regina em 1980 na turnê do espetáculo Saudades do Brasil. No programa infantil da TV Cultura chamado Bambalalão, Chiquinho aparecia com um cientista louco chamado Professor Poropopó, uma personagem com sobrancelhas,óculos e bigodes. Ele também manipulava e dublava os bonecos do programa João Balão e Bambaleão, uma marionete que era um charme total. Participou do Grupo Ornitorrinco de Cacá Rosset mas teve seu grande momento no teatro em 1988 em O Amigo da Onça, dirigido por Paulo Betti. Em 1990 Chiquinho ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Brasília, pelo filme Beijo 2348/72, fez novelas e trabalhou em minisséries; quando morreu estava trabalhando em Riacho Doce,tiveram que providenciar outro ator para o papel inacabado. Há hoje uma sala com o seu nome no Teatro da Gávea,"Sala Chiquinho Brandão".

Comentar