Franco Educa Mais - Educação Integral

Do trem à Sala São Paulo

Avatar
Escrito por EMEB Luiz Simionato

Programa Mais Educação na Sala São Paulo

Embarcar no trem, ser recepcionado pelo maquinista e visitar a sala São Paulo (Casa da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), foi um momento ímpar vivido pelos alunos do Mais Educação da EMEB Luiz Simionato, nessa última terça-feira (11/09)

Eles foram acompanhados pelo professor de história da USP Cássio Másculo e Andreia de Jesus (Coordenadora do Programa Mais Educação), que durante o percurso entre as estações Franco da Rocha e Luz, dialogaram sobre a história dessas estações e também sobre alguns pontos turísticos.

Na chegada da Estação da Luz, os funcionários recepcionaram e acompanharam a saída das crianças até o desembarque.

A caminhada até a sala São Paulo, oportunizou que as crianças contemplassem a arquitetura que envolvia todo o local. Alguns nunca tinham percorrido aquele ambiente e as perguntas foram se intensificando a medida que se aproximavam do espaço.

As crianças causaram impacto enquanto andavam. Segundo o professor Cássio, que relatou: “Homens e mulheres, moradores de rua, ao verem as crianças passando, ajeitam suas roupas e escondem seus itens ilícitos. Acenaram e diziam: “Olha os anjinhos!” e as crianças responderam com pequenos gestos e sorrisos. “Eis, a humanidade!”.

Foi belo ver que as pessoas, seja ela qual for, que ainda veem nas crianças a esperança de um futuro melhor.

Ansiosos, foram acolhidos pelos monitores e apresentados ao local. Ouviram sobre a história, mas interrompiam o monitor, pois já conheciam alguns fatos sobre o lugar, devido as pesquisas e estudos realizados com as professoras.

Ver o olhar das crianças quando se aproximaram da sala do Concerto, foi precioso. Elas ficaram maravilhadas ao adentrar e observar o ensaio que acontecia naquele momento. Por alguns instantes só se ouvia o som dos instrumentos e depois a inquietação de como trazer as famílias para vivenciar tão esplêndido espetáculo.

Passado a visita monitorada, as crianças se dirigiram para o Jardim da Luz para realizar o piquenique. Puderam aproveitar o espaço e na oportunidade observaram os monumentos expostos na praça.

Hora do retorno, todos se dirigiram até a Estação da Luz, agora com o maior fluxo de pessoas devido ao horário. Como estavam todos uniformizados os adultos acompanharam tranquilamente.

Em ritmo de festa, cantando o grito de guerra do Programa Mais Educação, as crianças chamaram a atenção dos passageiros e o percurso de 40 minutos, foi curto para tanta animação, sem contar que o maquinista veio buzinando até a Estação de Franco da Rocha. Ao descerem, foram amparados pelos funcionários da estação e o maquinista saiu da cabine para se despedir, pegando de mão em mão e tirando fotos com os alunos.

Olhos brilhando, sorrisos largos e uma infinidade de sentimentos bons para levar o resto da vida. Relatos inesquecíveis de cada minuto vivido neste dia, desde a noite de sono mal dormida pela ansiedade do grande dia até o encontro com os responsáveis ao entardecer.

Sobre o autor

Avatar

EMEB Luiz Simionato

Comentar