A passagem do 5º para o 6º ano é um momento de bastante angústia para uns e encantamento para outros diante do novo. Além de enfrentarem mudanças físicas, comportamentais e emocionais, vivem um paradoxo de serem os “maiores” da escola atual e serão os “menores”, desse novo espaço.
Por isso, para amenizar esse conflito, após conversa com as crianças, nesta quinta-feira dia (27/09), recebemos a visita do Diretor da Escola Estadual Pedro Lelis, o sr. James, que prontamente atendeu nosso convite para participar do bate-papo com os representantes de sala dos 5º anos.
Previamente, cada representante em sua turma levantaram as dúvidas mais comuns e relevantes em relação a nova escola para perguntar ao diretor. Com o apoio e a orientação dos professores de sala, em roda de conversa, todos puderam se colocar e serem ouvidos.
Ao chegar, o diretor percorreu nossa unidade escolar e passou de sala em sala cumprimentando as crianças. Já reunido na sala do bate-papo, fez um breve relato sobre sua vida pessoal e profissional antes de responder aos questionamentos.
Elas ficaram bem à vontade para realizar as perguntas e tirar suas dúvidas. Perguntaram sobre a rotina da escola, alimentação e, principalmente, sobre os diferentes professores que teriam.
Na oportunidade, uma aluna relatou sobre os projetos trabalhados aqui na escola, entre eles o Programa Mais Educação. Contou um pouco do dia a dia de como se dá a participação das crianças. O intuito era para saber se nesta escola haveria algum programa extracurricular desenvolvido. Em resposta, o Sr. James relatou sobre toda a prática desenvolvida em sua unidade bem como os projetos desenvolvidos por alguns professores.
Por fim, a equipe gestora acrescentou que algumas mudanças, durante essa “passagem”, exige novas posturas e desafios, então para que possam fazer tranquilamente, vão propor um campeonato em novembro nesta nova escola, para que os alunos possam conhecer o ambiente e interagir com as turmas dos 6º anos.
Acreditamos que essa ação minimizará este receio e promoverá a boa acolhida e a integração entre todos.