Neste dia 24 de novembro, tivemos a Mostra Cultural com diversos trabalhos realizados pelos alunos do 1º aos 6º anos que ocorreu no período das 11h às 17h para visitação ao público.
Os trabalhos percorreram tanto os pontos turísticos de São Paulo, como a culinária, esporte, indústria automobilística, cultivo de laranja, cana de açúcar e café, a importância da água e sua preservação e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente.
O professor Marcos de Matemática abordou a questão da escassez da água para trabalhar junto aos alunos com o projeto casa sustentável, realizando a confecção da mesma com palitos de sorvete, utilizando as medidas necessárias para isto, além do aprendizado do uso consciente da água e da importância da preservação do meio ambiente, proporcionou nos alunos a busca pelo conhecimento.
O professor Rogério reconstruiu o navio negreiro junto aos alunos do 6º anos explicando todo o comércio realizado com a venda dos escravos transportados de forma desumana e cruel por toda a região da América.
Os alunos da EMEB Ministro Paulo Renato enriqueceram seus conhecimentos e desfrutaram de uma belíssima Mostra Cultural organizada com seus trabalhos individuais e coletivos. Aprenderam que mesmo depois da lei que deu a liberdade aos escravos, os mesmos ainda sofreram as crueldades da época, pois mesmos libertos, não tinham moradia, condições econômicas ou mesmo assistência do Estado para sobreviverem.
Eles continuaram a sofrer o preconceito e a discriminação racial. Passaram a viver em habitações de péssimas condições e a sobreviver de trabalhos informais e temporários. Após a visitação dos trabalhos as pessoas desfrutaram de uma apresentação de capoeira envolvendo o grupo “Anjos do Sol” da cidade de Francisco Morato, ao qual envolviam alunos, pais e professores do “Mais Educação”, numa descontraída exibição junto ao publico presente.
Todos se divertiram muito, numa tarde que ficará para sempre em suas memórias.