Brincar de super-herói ou super-heroína faz parte do cotidiano infantil. Eles fascinam as crianças, principalmente pelos seus poderes e força, que permeiam a fantasia e a imaginação.
As capas dos super-heróis foi o ponto alto de interesse da turma do Nível II. Isso se revelou em brincadeiras constantes no parque, onde levavam capas e se “transformavam”.
Ficou evidente que a vestimenta tinha um valor simbólico intenso para a turma, então a professora Vanda conversou e propôs às crianças que construíssem suas próprias capas parangolés.
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial.
As crianças amaram a proposta!
Os materiais foram dispostos de forma a incentivar sua exploração, tornando-se instrumentos para descobrir o mundo pela brincadeira sensorial ganhando outras significações.
A professora distribuiu folhas de revistas para os alunos confeccionarem bolinhas e amarraram com barbante, em seguida eles mergulharam elas nos pratos de tinta e realizaram sua pintura explorando diferentes cores no espaço do tecido.
Cada criança realizou a pintura de acordo com suas possibilidades de expressão e manuseio do material.
A linguagem corporal foi muito expressiva nesta atividade e o entusiasmo ao confeccionarem seus próprios Parangolés.
Foi sensacional ver vestirem suas capas de super-heróis e super-heroína, explorarem todos os ambientes. A alegria foi contagiante!
A interação entre eles foi perceptível e o lúdico foi evidenciado com a estimulação das habilidades.