A criança inicia seu processo de desenvolvimento e aprendizagem desde muito cedo.
De acordo com pesquisas e estudos, o desenvolvimento humano não é um processo natural, mas produto de estímulos, processos sociais, mediados pela cultura e em especial nos primeiros anos de vida pelas interações e brincadeiras.
O brincar faz parte do universo infantil, no qual ela pode criar, transformar, produzir cultura, passar do real para o imaginário, do espontâneo para o simbólico, do presente para o passado ou para o futuro, interagir com outras crianças, com os adultos, com o meio ou com objetos.
Nesse contexto, as crianças ainda bebês aprendem nas brincadeiras a observar o que está em seu entorno, imitar os adultos que os cercam, comunicar-se através de sons, gestos, balbucios e choro.
É interagindo com aqueles que lhes acolhem, dá colo, abraça, afaga, toca, que as crianças estabelecem uma relação de confiança, afetividade e significados.
É nas experiências de brincadeiras e interações que as crianças desenvolvem-se de forma integral nos aspectos social, emocional, físico, motor e cognitivo.
Nesse sentido, cabe a nós educadores a responsabilidade de garantir para as crianças o direito as brincadeiras e as interações no cotidiano escolar, para que os mesmos possam desenvolver-se de forma tranquila e prazerosa.