Cavar, rastelar, fazer montinhos, opa… “amontoar areia”, peneirar, misturar água e explorar diferentes texturas. É assim que os pequenos, da EMEB Professora Nair de Sene Froes, gostam de construir algumas de suas brincadeiras, ou seja, de grão em grão.
Brincar na areia é um muito gostoso. Quem não se recorda desses momentos em sua infância, seja com areia ou barro?
Essas experiências de manipular e explorar diferentes texturas promove o desenvolvimento das habilidades motoras.
Algumas crianças também começam a entender o conceito de “cheio e vazio”, “muito e pouco”, “leve e pesado”…
Estudos apontam que a criança torna-se mais resistente a alergias e doenças, uma vez que o contato com a natureza estimula o sistema imunológico das crianças e por isso planejamos diferentes interações, organizando e explorando o espaço com diversos materiais.
Aos poucos, essa brincadeira começa a incentivar não somente a relação com o outro, mas também a partilha de brinquedos e outros materiais, convidando todos à brincar e a planejar como transformar cada grão ou montinho de areia.
Desta brincadeira surgem castelos, bolos, estradas e muito mais, tudo isso vai depender da imaginação de cada um e com isso todos se divertem.
Destacamos também que a areia da EMEB é tratada com produtos específicos e adequados a faixa etária das crianças, ficando em repouso por alguns dias, a fim de garantir este brincar com segurança e higiene.