Dia a Dia

Todo dia é dia de Folclore

Durante o mês de agosto, trabalhamos com o tema Folclore em nossa unidade.

Foram muitas atividades exploradas, como músicas, desenhos, pinturas, recorte, colagem, construção com material reciclável, cartazes, painel, pesquisas, parlendas, trava-línguas, brincadeiras folclóricas, onde resgatamos brincadeiras antigas, como: amarelinha, pular corda, bolinha de gude, peteca, pião, empinar pipa, entre outras.

As professoras das turmas da manhã realizaram diversas experiências com os pequenos: dedoches dos personagens, pintura, colagem com áspera de lápis, modelagem com massinha, painel, construção do pião com CD e bolinha de gude, dobradura do bumba-meu-boi, pintura no azulejo da releitura da história do boto-cor-de-rosa, parlenda, fantoches, boto na garrafa, etc.

A professora parceira resgatou as brincadeiras folclóricas: passa-anel, corre-cutia, batata-quente, dança das cadeiras e dobradura chapéu de três pontas.

Os professores das turmas da tarde realizaram diversas atividades, como: construção de pipas, boto na garrafa, pintura e colagem, pula-saci, produção de pequenos textos, etc.

O professor Marcos fez a pintura do painel, onde as crianças puderam aprender um pouco mais sobre cada personagem e sua lenda, as brincadeiras e trava-línguas.

As crianças ouviram várias histórias e contos sobre as lendas brasileiras, assistiram vídeos enfatizando a importância do folclore nos dias de hoje. Enfim, foi um trabalho proveitoso e de muita aprendizagem.

Para finalizar, no dia 28/08, as crianças estiveram na Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado, no evento Quartas-Histórias, onde puderam apreciar o espetáculo Todo dia é dia de Folclore, da Cia Terezinha.

De forma lúdica e divertida, através de música ao vivo e interpretações dinâmicas, as crianças aprenderam um pouquinho mais sobre essa cultura tão rica e pouco valorizada.

A EMEB Érico Veríssimo esteve mais uma vez presente neste evento importantíssimo realizado pela Secretaria de Cultura com a Biblioteca Municipal Caio Graco da Silva Prado.

A população pôde apreciar toda última quarta-feira de todos os meses esse projeto lindo, que oferece experiências culturais gratuitamente. As apresentações acontecem em duas sessões, sendo uma às 10h e a outra às 14h. Aproveitem!

Enfim, foi uma experiência única, parabéns a todos os envolvidos nesse lindo projeto, em especial à equipe da Biblioteca, que nos recepcionaram muito bem. Nosso muito obrigada! ?

Sobre o autor

Avatar

EMEB Érico Veríssimo

Comentar