A Parada Pedagógica do Terceiro Bimestre teve como tema principal as artes visuais na educação infantil: um encontro e diálogo entre potências de criação das crianças e adultos, foram muitas as opções para criar retratos, autorretratos, mandalas, gravuras, colagens e pinturas. Convite à ousadia, a experimentação.
Questionadas sobre o que é arte na Educação Infantil, as Formadoras Rosa Chaves e Anita Viudes responderam que a arte e o brincar são fontes de criatividade e invenção de crianças e adultos e que isto proporciona às crianças as suas leituras e interpretações do mundo que as rodeiam, gerando transformações.
“O ato da criação é profundamente subversivo: visa alterar a ordem (ou a desordem) existente para imprimir um novo sentido. Visa transformar aquilo que é, naquilo que ainda não é, tal como deseja a imaginação”. (Duarte Jr, 2000).
O objetivo deste encontro, chamado Parada Pedagógica, desta vez é, refletir sobre a organização de ambientes que valorizem a experimentação, a descoberta, a produção e a fruição da arte.
Durante este processo as pessoas se dividiram em grupos para trabalharem em 04 espaços denominados Estações Criativas.
Quando questionadas sobre como se deu o processo de criação da arte, as opiniões se divergiam, porém, quando se trata de arte, todas as pessoas concordaram que fica mais fácil criar quando você tem acesso a materiais diversos.
Observando as fotos, podemos ver que foram realmente diversas as manifestações artísticas aqui produzidas.
Rosa Sílvia Lopes Chaves: Mestre em Psicologia da Educação pela PUC – SP.
Anita Viudes C Freitas: Socióloga, Mestre em Educação, Política e Sociedade pela PUC – SP.