Na semana da dengue a professora Érica conversou com os alunos do nível I – A, sobre o mosquito Aedes Aegypti.
A professora utilizou a tenda literária para contar a história “A casa bagunçada”. A história diz que dona Zika não gostava de organizar sua casa, deixava pneus, garrafas pets, vasos de planta espalhados pelo quintal e quando começou as chuvas de verão, a casa bagunçada ficou alagada. Dona Zika não quis arrumar seu quintal e o mosquito da dengue aproveitou toda aquela água parada, depois que ficou doente percebeu a importância de cuidar da sua casa, não deixando água parada. “E assim acabou a farra do mosquito da dengue na casa da dona Zika”.
Posteriormente a professora mostrou um mosquito da dengue que foi “capturado” e colocado numa tampinha de garrafa com fita durex, para os alunos observarem qual o tamanho do mosquito e suas características.
Em seguida, os alunos foram até o parque procurar os focos de dengue, pois havia chovido e os brinquedos estavam com água parada. A professora levou um rodo e os locais onde eles indicavam ela puxava a água. Eles ficaram gritando “Prô aqui, aqui tem mosquito”.
Após limpar o parque, os alunos brincaram com o mosquito confeccionado com garrafa pet.
A professora Érica finalizou a atividade com uma roda de conversa pedindo para que os alunos ensinem e ajudem os pais ou responsáveis a cuidarem do quintal de casa, evitando deixar água parada. E assim ficou uma grande lição para todos.