As crianças e professores da EMEB José Mauro brincaram em um dia ensolarado com banho de mangueira e lama.
Com práticas simples, que valorizam o currículo em fazer do livre brincar conseguimos proporcionar um momento de aprendizagem e diversão.
Hoje, se têm pouco espaço para que as crianças brinquem, embora as pessoas tendam a ver a brincadeira como um lugar à parte, é justamente nesses momentos que acontece boa parte do processo de ensino-aprendizagem. É na primeira infância que se prepara o ser humano.
Quanto antes você trabalha com a natureza, mais cedo você desperta na criança esse respeito pelo ambiente. É preciso que as crianças sejam crianças e que lhes seja dada a oportunidade de fugir da estrutura tradicional em que o aluno só consegue aprender se sentado numa carteira.
Hoje a gente tem um mundo com muitas ideias e o papel dos educadores é promover e oportunizar situações ricas em experiências, criando condições para que estas crianças possam vivenciar momentos de prazer, alegria, descobertas e aprendizagens.
Precisamos oferecer às nossas crianças uma infância que lhes está sendo tirada, com direito às árvores, água, pés descalços, lama, emoção, escorregadas, rodopios e gargalhadas!