Sabe-se que a pintura é muito importante para o desenvolvimento das crianças e que as mesmas têm um enorme prazer em vivenciar estes momentos. Foi pensando nisso que a professora Priscila planejou uma aula onde as crianças do NI D pudessem ter autonomia para criar e descobrir inúmeras possibilidades ou habilidades artísticas.
“Na sala, expliquei que iríamos desenhar com tinta na parede de azulejos e desde esse momento a animação foi coletiva, expressada com palmas e alta voz: “Eba, tinta!”, conta a Professora Priscila
Após a leitura do livro “As cores do mundinho” e uma roda de conversa, nos dirigimos ao pátio da escola e disponibilizei a cada criança uma paleta feita com caixa de ovos e nela, tintas de várias cores.
Usaram os dedinhos, as mãos e as caixas de ovos para espalhar a tinta, desenhar e carimbar. Ficaram livres para expressarem-se através do fazer artístico e sentiram imensa alegria ao contemplarem suas criações.
Em meio à pintura, precisamente no momento em que trocou a tinta, Samyra surpreendeu-se: “Prô, quando mistura o branco e o vermelho, fica rosa”.
Milena dirigiu-se a Beatriz e disse: “Depois que a gente pinta e passa o dedo, fica branco de novo!”.
Emanuelly parou, olhou para sua pintura e me disse: “Prô, olha como eu pinto bem, quando eu crescer vou ser uma artista!”.
Depois que voltamos para a sala, perguntei se haviam gostado de pintar e Anna Gabrielly respondeu prontamente: “Foi muito legal, a minha tinta amarela ficou verde e depois que eu misturei tudo, tudo que eu pintei ficou cinza”.
Por fim, os alunos descobriram a transformação das cores, descobriram-se artistas e seguem nos ensinando a descobrir que através da brincadeira, eles podem descobrir o mundo.