Festividades e Eventos

2ª Feira de Ciências da EMEB Luiz Simionato

Avatar
Escrito por EMEB Luiz Simionato

O conceito de higiene como hoje conhecemos é bastante recente, apesar de na pré-história já se usar água corrente para lavar o corpo sujo de terra.

A humanidade vai adquirindo conhecimento, e tudo, de alguma forma, acaba influenciando nos mais variados costumes e atitudes das diferentes civilizações. Com o passar dos anos, o mundo foi evoluindo constantemente, dentro deste contexto, a EMEB Luiz Simionato apresentou no dia 21 de setembro, sua segunda feira de ciências para a comunidade na qual esta inserida – Jardim Luciana e convidados, trazendo informações e atividades interativas relevantes ao tema higiene. Conteúdo este que faz parte das rodas de conversa entre as turmas de alunos nas diferentes faixas etárias.

A higiene é um dos aspectos que mais sofreu transformações ao longo dos tempos. A higiene do corpo, como por exemplo o hábito de tomar banho todos os dias, nem sempre existiu como acreditamos ser normal em nossos dias. Pode-se dizer que lavar-se com água, sabonete e xampu é um costume muito moderno, pois ao pesquisar sobre esse assunto, os alunos da EMEB Luiz Simionato puderam compreender que, ao longo da história, existiam alguns tabus com relação a esse ato. Em contrapartida, confirmaram que os bons modos à mesa nem sempre foram da forma como hoje são concebidos, inclusive, muitos hábitos considerados comuns há alguns séculos, hoje causariam repugnância a qualquer pessoa.

Os convidados presentes, participaram de escovação de dentes; lavagem de alimentos; limpeza corporal; aula de zumba e de ambientes diversos, bem como puderam conhecer as consequências que a falta de higiene nos acarreta.

Por mais um ano consecutivo nossos alunos puderam aperfeiçoar suas aprendizagens no que se refere à leitura e escrita, além de ampliar o repertório dentro de um contexto letrado garantindo uma das principais funções sociais da escola: comunicação e informação.




	

Sobre o autor

Avatar

EMEB Luiz Simionato

Comentar