Voltar para a escola depois de um bom período de férias é sempre um desafio para os professores que querem prender a atenção dos pequenos, pois os baixinhos ainda estão devagar para o ritmo da escola.
Mas a professora Agnes de Educação Física, garante que o lúdico é a melhor forma de proporcionar esse momento de concentração para as atividades. E, como sempre, ela procura atrelar os conteúdos das salas de aulas com os conteúdos da disciplina.
Hoje, dia 12 de fevereiro, Agnes trouxe para o desenvolvimento das suas aulas as diversas atividades que despertaram a atenção dos alunos para o desenvolvimento das mesmas. O jogo da memória colorido na caixa de ovos chamou atenção dos alunos pelas cores e a forma como foi proposto.
Ela dividiu os alunos em dois grupos e entregou várias bolinhas coloridas para ambos os grupos e propôs o desafio da atividade aos estudantes, que deveriam montar a caixa de ovos com as bolinhas coloridas seguindo o gabarito de cores previamente montado. Todo o trabalho deveria ser desenvolvido pela equipe. Esse momento garante a interação entre as crianças e, ao mesmo tempo, garante raciocínio lógico aos alunos, na tentativa de memorizar as cores e a posição da peça, assegurando assim o objetivo da atividade.
Outro jogo proposto foi o Twister, e as crianças, divididos em quartetos, deram andamento à atividade. Na dinâmica, a professora observa o jogo sendo a mediadora, como se fosse o juiz do jogo. O jogo possui uma roleta onde são sorteadas as posições de cada mão e cada pé das crianças. As regras para a continuidade do jogo são não encostar nem os cotovelos e nem os joelhos no tapete de cores. O objetivo deste jogo é atenção, equilíbrio e resolução de situação problema.
Outra atividade desenvolvida foi o “Bem vindo de volta”. Dispostas em círculos, as crianças deveriam passar a bola de um para o outro enquanto tocava uma música de fundo, e quando a música parava o aluno que estivesse com a bola na mão deveria contar como foi suas férias e qual brincadeira ele mais gosta.
Essa atividade tinha como objetivo a interação e autonomia, e serviu como quebra-gelo para os alunos que estavam retornando a rotina escolar.
Seguindo com sua aula, Agnes ainda proporcionou a atividade de “Maré alta”, na qual as crianças novamente dispostas em círculos deveriam repetir a última palavra da cantiga cantada, ao passo que iam se movimentando para frente e para trás e também para a direita com a roda.
“MARÉ ENCHEU, ENCHEU
MARÉ VAZOU, VAZOU
MARÉ ENCHEU, ENCHEU
BATEU NA PEDRA, PEDRA
NAVIO AFUNDOU, AFUNDOU
SOBRARAM X MARINHEIROS”
Ao final da cantiga, quando a professora dizia “sobraram x marinheiros”, eles precisavam montar o grupo conforme solicitado. O número dito serviria para os alunos se reunirem em grupo com a quantidade solicitada. Se a professora dissesse, dois deveriam formar duplas, se dissesse cinco, os alunos deveriam se reunir em grupo de cinco alunos, e assim por diante.
Assim, a professora garantiu o objetivo da atividade, proporcionando interação, trabalho em equipe, atenção e contagem. Todas as atividades proporcionaram às crianças momentos de descontração, alegria e divertimento ao mesmo tempo em que estavam atingindo o objetivo da professora e também das atividades, objetivos essenciais para a convivência entre os seres humanos.
E assim a rotina escolar volta ao normal com alegria e as crianças nem se dão conta de que o ano começou!!!