Sob a supervisão do professor Caio, a galera do sexto ano ficou toda animada e realizou neste dia 18 de fevereiro o trabalho de pesquisa e de confecção da origem e dos adereços do carnaval.
Como a data já estava se aproximando, os trabalhos foram intensificados por todos os professores da unidade escolar. O professor trouxe para a sala de aula a origem e os diversos conhecimentos sobre essa cultura. O objetivo era acrescentar em suas aprendizagens esse conteúdo tão rico.
Caio usou para o desenvolvimento da atividade a mistura de tintas nas cores primárias e secundárias, atrelando ao conteúdo a mistura dessas cores para a criação de novas tonalidades.
Foram momentos de grande movimentação entre os alunos, que fizeram suas descobertas de forma lúdica e criativa. Os pequenos descobriram, inclusive, os adereços que o carnaval faz uso em sua festa como confete, serpentina e as tradicionais marchinhas de carnaval.
Eles também aprenderam que o uso das fantasias vem da Grécia, Roma e Egito Antigo, e que as máscaras eram utilizadas para misturar o respeito da então festa religiosa com a diversão de reunir diversas pessoas. Na China, as máscaras eram usadas para afastar os maus espíritos. Já no Egito Antigo e na Grécia, elas eram inseridas sobre o rosto dos falecidos na crença da passagem para a vida eterna.
Todo esse conhecimento foi potencializado pelos alunos, que realizaram cartazes e confecção das máscaras para a brincadeira de marchinha na escola. Já os menores, juntamente com suas professoras, puderam também realizar as atividades, porém utilizaram–se das fantasias que a escola dispunha e brincaram ao som das marchinhas.
As professoras aproveitaram esse momento tão contagiante e utilizaram a letra das marchinhas para o trabalho de alfabetização em sala de aula, dando mais significado para a aprendizagem dos alunos.
E aproveitaram ainda para realizar o baile de carnaval juntamente com as crianças, onde todos estavam vestidos a caráter. Foi muita alegria e aprendizagem acontecendo ao mesmo tempo!