Dia a Dia

Pintura diferente

Por meio da pintura é possível expressar sentimentos, fazer descobertas, além de estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Essa experiência prazerosa é uma das preferidas da turma nível 1-C.

Por meio da observação e escuta, notei muito interesse por pinturas com guache, percebi ainda que as crianças só conheciam duas maneiras de pintar: com as mãos ou pincel.

A partir dessas descobertas, em uma de nossas rodas de conversa fiz a proposta de conhecer um novo jeito de pintar (surpresa para o dia seguinte), todos ficaram bem curiosos e aceitaram a ideia. Quando chegou o grande dia, fomos ao solário, deixei à disposição das crianças papel, tinta e pratos, mas faltava uma coisa, os ¨pincéis¨. Então surge o questionamento: “Prô, cadê os pincéis? Como vamos pintar?”, disse a aluna Lorena.

A surpresa foi revelada, e apresentei para turmas diferentes pedaços de barbante e falei que seriam nossos pincéis. A reação de todos foi de surpresa e o aluno Wallace, com uma reação de espanto, relatou: “Eu não vou conseguir, não sei pintar com isso!”.

Prontamente, eu e a turma encorajamos Wallace, que logo soltou um lindo sorriso e junto com os coleguinhas começou a selecionar o material que ia usar e todos começaram a pintar. Durante todo o desenvolvimento da proposta ,pude observar que além de pintar as crianças sentiam a tinta, faziam misturas, descobriam cores. Cada um desenvolveu uma estratégia para o uso do barbante e mostraram muita autonomia.

Os alunos têm necessidade de sentir, explorar, conhecer algo novo, ir além. Hoje fizemos a descoberta das cores secundárias, experimentando com liberdade e usando um material simples tivemos uma experiência muito rica.

Durante todo o desenvolvimento percebi uma alegria nas crianças, elas faziam comparações, mostravam conceitos (como mais e menos). Usando materiais e espaço da escola, tivemos um dia de aprendizado lúdico, sendo os alunos protagonistas e eu mediadora.

Todo esse momento deixa clara a necessidade de explorar e usar os espaços externos da escola, onde tudo pode ser mais legal se sair da sala de aula, apresentando outras possibilidades para as crianças usando como base os conhecimentos que já trazem e seus interesses. Precisamos ouvir mais, observar mais para poder ampliar as descobertas e conhecimentos e apresentar algo novo, assim os avanços surgem de maneira prazerosa sem imposições, deixando a vontade de sempre querer aprender mais!

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EMEB Jose Mauro de Vasconcelos

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