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As crianças em casa e a descoberta do mundo

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Escrito por Educação

Encerrando o tema da Dica Didática desta semana, Pedagogia da Escuta, trouxemos como dica a live do professor Antônio Severino e Kátia Tavares, “As crianças em casa e a descoberta do mundo”.

De forma poética, marca registrada dessa dupla, eles tratam das delicadezas e das descobertas que podem ser feitas pelas crianças na interação com o espaço, com as pessoas e com os objetos.

Conhecer o que as crianças vão descobrindo só é possível se as escutarmos, se estivermos atentos e se nos permitirmos conhecer suas observações, seus pensamentos, suas criações, suas explicações sobre o mundo.

Para assistir à live, clique no vídeo abaixo:

Para saber mais…

Quem é Antônio Severino? Graduado em Letras, mestre e doutor em Educação pela Unicamp. Há quarenta anos trabalha com ensino de Redação e Leitura, Literatura, Filosofia, e também se dedica à formação de educadores. É professor do Programa de Mestrado em Educação Sócio comunitária da UNISAL-SP e autor de diversos livros, dentre eles: “Constelações – uma escuta poética da infância”; “Poetizar o pedagógico” e “Uma pedagogia poética para as crianças”, este com Kátia Tavares.

Quem é Kátia Tavares? Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Formação em Pedagogia Waldorf e fundamentação em Antroposofia, de Rudolf Steiner. Formação em Filosofia para crianças, de Matthew Lipman. Foi professora de Pós-graduação, graduação e cursos livres, em diversas instituições (Universidade Metodista, UNISAL, SENAC, dentre outras.) Atualmente, é professora no Colégio Drummond, em Lorena-SP.

INDICAÇÃO DE LEITURA

Como escutar criadoramente as crianças? Como acolher e preservar sua inteligência, sua sensibilidade, sua imaginação?

Escrita em linguagem simples e poética, com leveza e profundidade, o livro “A Poética da Infância: conversas com quem educa as crianças” (Editora Passarinho), dos escritores Severino Antônio e Katia Tavares, traz reflexões, exemplos e sugestões para aprimorar nossa escuta e nossos diálogos com as crianças, a partir do reconhecimento de dimensões primordiais da infância: animismo, empatia, pensar por imagens, perguntas, histórias, brincar livremente, vivência com a natureza e poesia.

A poética das infâncias também traz definições das crianças para as coisas do cotidiano. Para quem gosta de ressignificar as palavras, o livro é um verdadeiro brinquedo.

Uma criança de cinco anos, por exemplo, disse à professora que já sabia o que era cor-de-rosa. “É vermelho devagarinho”. Ou a criança que não queria dormir, e resistiu o quanto pôde ao sono, até ele começar a finalmente chegar. “O escuro está entrando nos meus olhos”. Esses e outros exemplos aparecem na obra, entrecortados por textos teóricos voltados para professores e também para os interessados em geral na escuta das crianças e em poesia.

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