Não vamos sair desta pandemia do mesmo modo que entramos.
Nossas prioridades passaram a ser outras, as relações com a família e o trabalho mudaram, com a escola não é diferente!
Atualmente a escola tem como foco manter as crianças em um movimento de aprendizagem, o que não significa transferir a escola para dentro das casas das crianças. As propostas têm que ser significativas ao momento em que estamos vivendo e ao contexto em que elas estão, e permitir ampliar o conhecimento das crianças e as interações, que neste momento, estão sendo somente com seus familiares.
Tudo isso está fazendo com que todos percebam a importância do ambiente escolar na vida das crianças, das famílias e mesmo dos professores.
Por isso, não podemos pensar em um retorno às aulas presenciais do ponto em que paramos, muita coisa já mudou, precisamos pensar o retorno com essas mudanças.
O retorno será o momento das escolas (re)afirmarem que são um espaço insubstituível de aprendizagem e convivência, será preciso acolhimento e escuta, ações diárias, não só para com os alunos, mas sim com todos que integram a comunidade escolar. Um olhar afetuoso, que demonstra o quanto cada um é importante, o reencontro deverá ser o mais importante, e não o tempo, ou os dias letivos perdidos.
A escola acelerada, com conteúdos excessivos sendo reproduzidos de forma aleatória, descontextualizada, sem significado e que fragmenta as áreas do conhecimento já morreu, e nós sabemos disso há tempos!
Este é o momento de pensarmos uma escola com as crianças, e não para as crianças, uma escola que acolhe e respeita cada pessoa.
Devemos pensar em um currículo que reestruture e amplie as ações educativas que promovam a humanização, ao mesmo tempo que ampliam os conhecimentos e desenvolvimento das crianças. Para tanto, deve-se dar atenção às emoções, às expressões, favorecer o comportamento criativo, estimular a cooperação, integrado às áreas do conhecimento, além de investir na formação de comportamentos leitor, escritor e pesquisador.
Sugerimos alguns vídeos para nos inspirarmos e refletirmos sobre essa mudança:
Repensar a escola: uma necessidade atual
Antonio Nóvoa comenta os desafios na educação do século 21
José Pacheco e a escola do século XXI – SALTO PARA O FUTURO – TV Escola