Dicas de Leitura da Secretaria

Inclusão

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Escrito por Educação

Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.”

Paulo Freire

A educação é uma questão de direitos humanos e os indivíduos com deficiências devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos.

Esta é a mensagem que foi claramente transmitida pela Conferência Mundial de 1994 da UNESCO sobre Necessidades Educacionais Especiais (Liga Internacional das Sociedades para Pessoas com Deficiência Mental,1994).

Em um sentido mais amplo, o ensino inclusivo é a prática da inclusão de todos, independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou origem cultural – em escolas e salas de aulas provedoras, onde todas as necessidades dos alunos são satisfeitas.

Educando todos os alunos juntos, as pessoas com deficiências têm oportunidade de preparar-se para a vida na comunidade, os professores melhoram suas habilidades profissionais e a sociedade toma a decisão consciente de funcionar de acordo com o valor social.

Este texto foi extraído do Livro: INCLUSÃO – Autores: Susan Stainback e William Stainback.

O livro traz como proposta, a discussão de razões do ensino inclusivo em termos de benefícios para alunos, professores e para a sociedade, como o próprio subtítulo sugere – Um guia para educadores.

Livro disponível em: Secretaria da Educação e Cultura de Franco da Rocha, para profissionais da rede municipal de ensino – Biblioteca de Professores.

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