Desenvolver e incentivar práticas de leitura com os alunos é fundamental para a formação de futuros leitores. Estimular o gosto pelos livros é despertar nas crianças – ainda que não sejam alfabetizadas – um mundo de viagens prazeroso, de imaginação e criatividade.
É isso que as professoras da Emeb Clarice Lispector, do Parque Vitória, estão propiciando com o projeto Leitura Viajante. Toda sexta-feira, as crianças escolhem um livro do acervo da escola e levam para casa. Sozinhas ou em companhia de algum familiar, a ideia é que, durante o final de semana, embarquem nesta viagem, registrem alguns momentos em forma de desenhos e devolvam os livros à escola.
O resultado tem sido maravilhoso e encantador. Em rodas de conversas ocorrem depoimentos entusiasmados e apresentação de desenhos lindos sobre as histórias e viagens recém-descobertas pelos alunos. É tanta troca de informações, indicação e propaganda que alguns livros já têm até fila de espera.🥰
Sabe o que é muito legal também no Projeto Leitura Viajante? Os livros estão sendo devolvidos no prazo certinho e bem-cuidados, como o combinado com os pais. Como já dizia Paulo Freire: “é preciso que a leitura seja um ato de amor”.