Imagina você conhecer a história e obras de Clarice Lispector, falecida há 47 anos, pela boca da própria escritora. Sim, isso aconteceu e foi possível graças à modernidade da inteligência virtual. A “conversa” com a patrona da Emeb Clarice Lispector, do Parque Vitória, ocorreu no último sábado, dia 5, e fez parte das várias ações que a escola realizou durante o encontro com a comunidade, em atividade do Projeto Politico Pedagógico.
O dia foi marcado por muita informação, troca de experiências e entretenimento com as famílias. Teve passado, presente e futuro abordados de uma forma leve, construtiva e responsável. Os conhecimentos trazidos por familiares, funcionários, professores sobre o passado e a história do bairro foram compartilhados… como um tesouro dividido!
E o que dizer da dona Maria, gente? Uma lindeza de 93 anos que mora no Parque Vitória há mais de 30 anos e foi entrevistada no evento. Ela e a outra lindeza, a Dona Ione, vizinha da emeb que mora lá há mais 40 anos, falaram de como era o bairro e os avanços ao longo das décadas.
Pensa que acabou por aí? Nada. Teve muito mais! As professoras regataram fotos dos pais dos alunos que estudaram no Clarice, quando a escola ainda era “Flor de Maracujá”. E, como uma ação mágica de volta ao passado, apresentaram o “currículo em ação”, ao participarem das vivências como se fossem as crianças, em momento de diversão e confronto com as mesmas aprendizagens já vividas por eles.
O saldo do sábado com a comunidade foi maravilhoso. Momentos únicos que, partilhados, permitem valorização da história da emeb, assim como compreensão e colaboração para a construção da escola que queremos, que idealizamos e que teremos!🥰