Formação dos Profissionais da Educação Secretaria Adjunta de Cultura

Formação e resgate à identidade da cidade: uma viagem fascinante! 🥰❤️🖼️🎨🎶🎵

Mais um projeto lindo e encantador nasceu da parceria entre as Secretarias da Educação e Adjunta da Cultura de Franco da Rocha: o Noturnos Juquery, que tem como objetivo promover o acesso dos professores e estudantes da rede municipal à história e identidade da cidade, por meio das obras do Museu de Arte Osório Cesar – MAOC, localizado no Complexo Juquery.

Durante as noites das cinco terças-feiras de agosto, ocorreram encontros com seis educadores da rede. A Ariele, o Edgar, a Katia, a Paula, a Rute e o Tiago Henrique. Eles embarcaram nesta viagem fascinante (e que viagem!) com a missão de compartilhar suas vivências nas escolas em que atuam, e assim multiplicar conhecimento e aprendizado sobre o mundo exuberante que vive no MAOC.

O projeto foi dividido em temáticas, com teoria e práticas. No primeiro encontro, a abordagem foi sobre as relações entre os artistas e suas obras, com intuito de trabalhar a percepção, criatividade e senso crítico dos professores.

O segundo dia, por sua vez, foram abordadas a vida e obras do artista Farid Geber, considerando o período em que ele frequentou a Escola Livre de Artes Plásticas do Juquery (ELAP), com a direção do médico e crítico de Arte Osório Cesar. Durante a prática, foi trabalhado o conceito de liberdade, a partir da dança com tecidos e xilogravura. Demais!

No terceiro encontro foi realizada a análise das obras de Masayo Seta. Os educadores assistiram ao fotofilme “À muitas mãos”, dirigido pelo gestor do acervo do MAOC, Elielton Ribeiro. Neste dia, o artista da cidade Naílton participou e também falou sobre suas obras e técnicas na criação dos desenhos.

Com inspiração no artista Istvan Csibak, o quarto encontro foi um dos mais esperados pelos professores. Na oportunidade, puderam refletir sobre o processo de criação do artista, entre os anos de 1985 a 2005. A parte prática trouxe experimentação do traço intuitivo com a criação de desenhos, do corpo propondo movimentos usando elásticos.

Por fim, o quinto e último encontro do Projeto foi inspirado no artista Bispo do Rosário, com o intuito de transitar entre o Naílton e Masayo Seta. A proposta prática criou indumentárias inspiradas nos artistas e foi finalizado com um cortejo entre o museu e o parque, entoando a música Peixinhos do Mar, de Milton Nascimento.

O título Noturnos no Juquery foi inspirado na obra de Aurora Cursino, uma das artistas em exposição no MAOC. Pensado e organizado pelos arte-educadores da Prefeitura Edmar Almeida, Elielton Ribeiro, Letícia Tancredo e Michelle Guimarães, o projeto mostra a Arte e sua história como um caminho para transformar destinos e vidas. Que ela pode resgatar valores e realizar sonhos. Ahhh, essa é a Franco da Rocha que amamos! 🤗 🥰

Sobre o autor

Redação - Secretaria da Educação

Redação - Secretaria da Educação

Comentar