Aferir a pressão. Medir a temperatura. Ministrar a medicação e, até, aplicar a injeção. Quem nunca brincou de médico no delicioso mundo do Faz de Conta? Em uma atividade recente, os alunos do Maternal, da Emeb Mariana Thomaz Ferreira, da Vila Irma, brincaram e se divertiram muito. Eles se transformaram em profissionais da saúde e atenderam vários pacientes.
O Brincar de Médico na escola foi uma das propostas feitas pela professora Nicolle e auxiliares Camila e Washington durante atividades do último bimestre. Os educadores proporcionaram às crianças um ambiente convidativo ao mundo da fantasia e da imaginação, porque sabem que o Faz de Conta é um recurso poderoso para os pequenos, que se transformam e assumem os papéis que quiserem. Por meio desta brincadeira, eles conquistam autonomia, organizam suas emoções e aumentam suas habilidades emocionais, cognitivas e sociais.
Lá na escola, o papel dos pacientes foi encenado pelos próprios alunos e bonecos, que foram examinados, minuciosamente, pelos “doutores”. Toda e qualquer enfermidade diagnosticada foi tratada com rapidez e eficiência. Afinal, ali todo mundo precisa estar saudável porque daqui a pouco terão outros personagens a serem incorporados. 🤗🥰