Diversidade surda! Falar sobre, entender melhor as deficiências auditivas e, acima de tudo, ter respeito às diferenças. É assim que está sendo trabalhado o tema na Emeb Donald Savazoni, do Jardim Progresso, com as professoras Camila, intérprete de libras, e Joyce, do Atendimento Educacional Especializado.
Na escola, estudam dois alunos surdos oralizados. A Lorena, do 3º ano C, e o Samuel, do 5º ano E. Com o intuito de promover a inclusão de ambos e facilitar a comunicação entre todos, as professoras ensinam libras e trazem o assunto da diversidade às classes. E tem sido um trabalho maravilhoso e esclarecedor.
Lá, todo mundo agora já sabe que a surdez é diversa e que existem vários perfis: oralizados, bilíngues, usuários de libras e de tecnologias auditivas. Deste modo, as crianças estão tendo a oportunidade de aprender, de se comunicar e de contribuir para a inclusão das pessoas surdas, como a Lorena e o Samuel.
Recentemente, houve uma ação na escola do grupo do Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal da Educação, que contou com a participação do Marcos Lima. Surdo, ele carinhosamente aceitou o convite da professora Camila e foi fazer uma interação com os alunos. Foi bem legal. As crianças se comunicaram, se divertiram e interagiram muito.
Com o trabalho desenvolvido, a comunidade da emeb, cada vez mais, está construindo conhecimento e adquirindo aprendizado para conseguir escutar o que o outro diz, seja por sinais ou não. E isso é lindo de ser ver… e ouvir! 🤗😍