Falar sobre bullying é importante, fundamental e imprescindível nos dias atuais. Houve uma época em que não se comentava muito sobre este comportamento. Não que ele não existisse, pelo contrário, mas a palavra era desconhecida e a ação confundida com ‘coisas de crianças’. Foi-se o tempo… ainda bem!
Preocupada e atenta com o bullying nas escolas, a equipe do Atendimento Educacional Especializado, da Secretaria Municipal da Educação, desenvolveu o projeto Vamos Falar sobre Bullying ?. Trata-se de encontros e ações promovidas nas unidades para debater o assunto e conscientizar os alunos dos possíveis danos e consequências que pode acarretar em quem o sofre.
Durante as atividades, palestras e debates, as crianças têm a oportunidade de entender, identificar e se conscientizar que o bullying é praticado por meio de comportamento agressivo, repetitivo, violento ou humilhante. Discute de maneira didática as consequências dos atos.
Da mesma forma, os encontros estimulam a empatia e a um comportamento mais carinhoso e respeitoso no ambiente escolar. O projeto, que também veio ao encontro de sugestões dos alunos, incentiva a cultura de valores e oferece um momento de discussão, reflexão e orientações sobre o tema.
Já foram realizadas atividades nas Emeb´s Graciliano Ramos, do Jardim Bandeirantes; Paulo Freire, da Vila Leópolis; Arnaldo Guassieri, da Vila Lanfranchi; e Paulo Cardoso, do Monte Verde. Nestas ações, participaram as psicólogas escolares da Equipe da Educação Inclusiva, Fernanda e Renata.
As próximas escolas a receberem a equipe serão Adamastor Baptista, da Vila Ramos, e Ministro Paulo Renato de Souza, do Parque Montreal. Ao todo, o Vamos Falar de Bullying ? conta com quatro psicólogas e três assistentes sociais. Trabalho maravilhoso o deles, né?! 🥰🤗