A palavra é inclusão. E foi com o intuito de promovê-la em todos os sentidos que o setor de Atendimento Educacional Especializado da Secretaria Municipal da Educação realizou um trabalho de muita dedicação e cuidado durante todo o ano letivo.
Em 2023, nas unidades escolares, foram colecionadas centenas de momentos e memórias que marcaram os avanços e progresso dos alunos com deficiência da na rede. A construção coletiva de ações pedagógicas para atender as mais de 300 crianças possibilitaram práticas inclusivas efetivas, considerando a individualidade sem perder a dimensão do coletivo. E é disto que estamos falando.
Arte, cultura, leitura, música, entretenimento, diversão e lazer. Tudo isso fez parte das ações desenvolvidas ao longo do ano nas escolas em um movimento conjunto dos profissionais. A ideia sempre foi entender a diversidade e acolher os alunos com deficiência, fazer com que eles se sentissem inseridos, contemplados e respeitados.
A estes profissionais do Atendimento Educacional Especializado – cuidadores, professores, psicólogos, assistentes sociais, instrutor de braille e intérpretes de libras, ficam o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho em promover o aprendizado, a construção de conhecimento e a verdadeira educação inclusiva.
Ano que vem tem mais, afinal 2024 está logo ali. Perdoem o trocadilho, mas este setor é, além de especializado, muitíssimo especial.🤗🥰