A prática de danças de roda no contexto escolar. Este foi o tema da formação realizada com os arte-educadores da rede municipal de ensino no mês passado, no prédio da brinquedoteca, no Complexo Juquery.
Conduzida pelos profissionais Fabio Dasher, professor e artista, e Letícia Tancredo, formadora, a oficina explorou as várias possibilidades de trabalho que podem ser abordadas nas escolas com os alunos.
Os participantes praticaram, por exemplo, os estilos Carimbó e Coco de Roda, e adoraram a experiência. As danças proporcionaram a eles a sensibilização do corpo com a história, o ritmo e a poética. Uma lindeza!
De acordo com os formadores, as escolhas dos estilos ocorreu por sua adaptabilidade ao ambiente escolar. Além das práticas, eles ofereceram um breve relato histórico sobre cada dança e sobre a artista Lia de Itamaracá.
No final da atividade, os participantes criaram coreografias baseadas em cantigas de roda, que fazem parte da identidade e memória cultural dos educadores. Os grupos apresentaram as produções e arrasaram!
Saíram de lá com muita expectativa para colocarem em prática nas escolas tudo o que aprenderam. Do jeitinho que tem que ser!🤗🫶🏽