Dia a Dia

Círculos de Leitura: uma jornada coletiva com o livro Histórias de Antigamente


A professora Gisele, do 5º ano A, desenvolveu com seus alunos o projeto Círculos de Leitura, uma proposta que une leitura, troca de ideias e trabalho em grupo. A obra escolhida para essa experiência foi Histórias de Antigamente, de Patrícia Auerbach, publicada pela editora Fontanar (1ª edição, 2018).

O projeto se iniciou com a formação dos grupos, respeitando a diversidade das hipóteses de aprendizagem dos alunos e promovendo agrupamentos produtivos. Em alguns casos, os próprios estudantes puderam escolher seus colegas de grupo, estimulando o protagonismo e a responsabilidade coletiva.

Na sequência, os grupos construíram um cronograma de encontros, definindo datas, objetivos e distribuindo funções entre os integrantes. Cada aluno assumiu um papel essencial para o bom andamento das leituras e discussões.

Durante o encontro inicial, os alunos trouxeram seus primeiros resumos de capítulos lidos, já de acordo com as funções combinadas no grupo. Os momentos seguintes, chamados de encontros mediais, permitiram aos grupos se reunirem para compartilhar suas impressões e descobertas sobre o livro, sempre em clima de roda de conversa e escuta respeitosa.

O projeto foi encerrado com o encontro final, onde os alunos foram convidados a transformar a leitura em produções criativas: apresentações teatrais, fantoches, teatro de sombras, cartazes, maquetes, reescritas ou resumos de trechos marcantes. Cada grupo escolheu a forma mais significativa de expressar sua experiência leitora.

A atividade proporcionou não apenas o desenvolvimento da leitura e da escrita, mas também o fortalecimento da escuta ativa, da cooperação e da criatividade. Um verdadeiro círculo de aprendizagem e encantamento!

Sobre o autor

Avatar

Eduardo Neto

Comentar