No dia 08 de outubro de 2025, foi realizada na EMEB Dulce Moreira de Araújo uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional com as crianças da creche dos períodos manhã e tarde, por meio do teatro de fantoches “Chico aprende a comer melhor” A atividade utilizou a linguagem teatral por meio do uso de fantoches, estratégia eficaz para captar a atenção das crianças e facilitar a compreensão de conceitos relacionados à alimentação saudável.
A nutricionista Natália Coelho iniciou a dinâmica dando boas-vindas às crianças e apresentando o fantoche do cãozinho Chico (nutricionista Rosa, responsável pela Unidade Escolar), um personagem divertido, curioso e um pouco bagunceiro na hora de se alimentar. Durante a conversa inicial, Chico contou que havia comido pizza com sorvete no café da manhã. A partir deste ponto, iniciou-se um diálogo interativo sobre o que é ou não adequado para o café da manhã e para o dia a dia. Em seguida, a nutricionista conduziu o jogo “Pode todo dia / Só de vez em quando”, utilizando figuras de alimentos variados — como frutas, verduras, doces, e salgadinhos. As crianças ajudaram o fantoche a classificar os alimentos, dizendo com entusiasmo: “Todo dia!” para alimentos saudáveis; “Só de vez em quando!” para doces, frituras e guloseimas. A atividade foi conduzida com humor e acolhimento, permitindo que as crianças aprendessem de forma leve e divertida. Chico reagiu às respostas das crianças com bom humor, reconhecendo, ao final, a importância de fazer melhores escolhas alimentares.
Ao final da dinâmica, Chico demonstrou ter aprendido a importância de comer frutas, verduras e beber bastante água, comprometendo-se a deixar os doces só para de vez em quando. As crianças participaram ativamente, aplaudiram e repetiram junto com o personagem a promessa de manter hábitos alimentares mais saudáveis.
A dinâmica mostrou-se uma ferramenta eficaz de Educação Alimentar e Nutricional, unindo aprendizado e diversão. Através do teatro de fantoches, foi possível transmitir conceitos importantes sobre alimentação saudável de forma acessível e significativa para as crianças da Educação Infantil.
Participantes: 80 crianças pela manhã e 107 crianças à tarde.


