A Nutricionista Michelle realizou o acolhimento com as famílias dos estudantes, com o apoio das equipes escolares nas reuniões das Unidades Escolares: EMEB Sebastião Bezerra Lins e EMEB Maria Lucia (Jd. dos Reis) no dia 30/09, EMEB Mariana Thomaz Ferreira e EMEB Zilda Arns no dia 01/10 com o objetivo de apresentação do folder “Alimentação Saudável em Casa”, elaborado para orientação e conscientização das famílias sobre a importância da alimentação equilibrada na infância.
O material trouxe informações práticas sobre classificação dos alimentos industrializados, destacando a diferença entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados, além de dicas de receitas simples, como o bolo de laranja lima e o tempero caseiro, reforçando alternativas mais saudáveis para o dia a dia das famílias. Também foi abordada a importância de incentivar o cultivo de hortaliças e temperos em casa, por meio da seção “Você sabe plantar?”, que estimula as crianças e famílias a se envolverem com práticas de horta e contato direto com os alimentos.
Durante a apresentação, foram enfatizados todos os trabalhos e atividades desenvolvidos pela unidade escolar, como:
Ações de incentivo à amamentação e ao aleitamento materno;
Orientações sobre fórmulas infantis e restrições alimentares;
Apoio e acompanhamento em casos de seletividade alimentar e na introdução de novos alimentos;
Adequação e estímulo ao consumo conforme a textura dos alimentos em cada faixa etária;
Fiscalização e acompanhamento diário na cozinha, em parceria com a empresa terceirizada responsável pela alimentação escolar;
Realização de atividades de Educação Nutricional com os alunos, em sala e nos espaços coletivos;
Aplicação de testes de aceitabilidade para verificar a adesão e a satisfação dos alunos com os cardápios oferecidos;
Avaliação nutricional periódica, que trouxe dados alarmantes sobre o cenário atual. Os resultados apontaram índices elevados de sobrepeso e obesidade infantil, evidenciando o quanto essa realidade é prejudicial ao desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, aumentando o risco de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares desde a infância.
A reunião foi um espaço importante de diálogo e integração entre escola e famílias, reforçando que a alimentação saudável na infância é um investimento no futuro das crianças, promovendo crescimento adequado, prevenção de doenças e construção de hábitos que perdurarão ao longo da vida.
Promover a escola como espaço de aprendizado, acolhimento e o incentivo do diálogo sobre Alimentação Saudável e Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é importante para construir um futuro mais saudável para bebês, crianças e estudantes.












