O Olimpismo, filosofia de vida idealizada por Pierre de Coubertin, vai muito além das competições esportivas. Ele representa uma forma de pensar e agir baseada na paz, na união entre os povos e no respeito aos valores universais. Em Franco da Rocha, essa filosofia ganha vida nas escolas, transformando o esporte em uma poderosa ferramenta de integração, aprendizado e convivência.
O projeto Olimpismo na Escola tem como propósito ampliar a participação dos estudantes em atividades esportivas em todas as unidades da Rede Municipal de Ensino. Mais do que estimular a prática do esporte, o projeto busca difundir os sete grandes valores olímpicos e paralímpicos. Amizade, respeito, excelência, determinação, coragem, igualdade e inspiração conectando-os às vivências culturais e históricas dos estudantes.
Ao integrar esporte, cultura e meio ambiente, o Olimpismo nas escolas celebra a diversidade e incentiva o respeito às diferenças culturais, étnicas e religiosas, promovendo a construção de uma comunidade escolar mais harmoniosa, inclusiva e solidária. A iniciativa também fortalece o sentimento de pertencimento e o desenvolvimento pessoal, mostrando que a verdadeira vitória está na superação e na convivência saudável.
As atividades do projeto são realizadas entre maio e setembro, sob a coordenação dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Franco da Rocha, que planejam e conduzem os jogos dentro das próprias escolas. Por meio dessas experiências, os estudantes vivenciam na prática os princípios do Olimpismo, aprendendo que competir é importante, mas respeitar, cooperar e inspirar são valores ainda maiores.
Com o Olimpismo na Escola, Franco da Rocha reafirma seu compromisso com uma educação integral, cidadã e transformadora, que une corpo, mente e espírito em prol de um mundo melhor um mundo onde todos possam brilhar, dentro e fora das quadras.



































