Alimentação e Nutrição Dia a Dia Educação Infantil

“Explorando as cores, cheiro e textura dos alimentos da escola” realizado na EMEB Roberta Tarifa no dia 08 de Outubro de 2025 realizado pela Nutricionista da Unidade Escolar Kamila.

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Escrito por Eduardo Neto

O objetivo foi de estimular hábitos alimentares saudáveis nas crianças por meio de uma vivência lúdica e sensorial com diferentes frutas, favorecendo a curiosidade, a descoberta de novos sabores e a valorização da alimentação natural presente no dia a dia escolar. – Realização: Nesta data foi desenvolvida uma atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os estudantes da Unidade Escolar Roberta Tarifa. Participaram Professores, Auxiliares de Educação. Ao todo, cerca de 62 crianças, distribuídas entre as salas da manhã do segmento creche e pré-escola, estiveram envolvidas em toda a atividade. 

Foi preparada uma mesa no pátio da escola e para creche dentro das salas, onde continham diferentes frutas e legumes, como abóbora, cebola, beterraba, cenoura, batata, banana, melancia, manga, melancia, melão e goiaba, foram organizados em pratos para exposição. De forma organizada por turmas, as crianças foram conduzidas até o local e, ao redor da mesa, tiveram a oportunidade de explorar os alimentos de perto, observando suas cores, cheiros, formatos e texturas. O objetivo foi proporcionar uma experiência lúdica e sensorial, aproximando os alunos dos alimentos in natura e despertando a curiosidade sobre a alimentação saudável.

Ao chegarem ao pátio e encontrarem a mesa preparada, as crianças reagiram com grande entusiasmo e curiosidade. Aproximaram-se rapidamente dos pratos com frutas e legumes, tocaram nos alimentos, sentiram os cheiros e observaram atentamente seus detalhes. Alguns, de forma espontânea, chegaram a demonstrar interesse em experimentar. Durante a atividade, conduzi com os questionamentos, estimulando as crianças a observarem as diferenças entre os alimentos, suas texturas, cores externas e internas, incentivando a nomeação de cada um. Quando apresentados a itens de menor aceitação, como beterraba, os alunos participaram ativamente, tentando identificar e relacionar os alimentos ao seu cotidiano. Também manifestaram suas preferências, dizendo quais gostavam mais, e interagiram ao comparar características, como o peso de frutas distintas, a exemplo da melancia em relação à melão e laranja. Essa abordagem despertou a curiosidade, promoveu interação e favoreceu a aprendizagem de maneira lúdica e envolvente. –

Momentos de curiosidade e Encerramento: Durante a atividade, surgiram comentários e observações das crianças em relação às cores, tamanhos e formatos das frutas. Muitas compartilharam suas preferências alimentares e experiências em casa, chegaram a relacionar o que viam na feira com sua rotina familiar. Esses momentos foram marcados por interações divertidas e pela participação ativa de todos os estudantes.

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Eduardo Neto

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