Foi desenvolvida a atividade de Educação Alimentar e Nutricional “Montando meu pratinho” pelas Nutricionistas Michelle, Patrícia e Kamila, com o objetivo de orientar as crianças sobre a importância de uma alimentação equilibrada e incentivar a autonomia no momento das refeições.
O sistema utilizado foi o autosserviço sem balcão, possibilitando que cada criança pudesse se servir de forma consciente e organizada, promovendo independência e reforçando práticas de não desperdício alimentar. Antes do momento da refeição, as crianças realizaram um desenho com as preparações que mais gostavam de comer na unidade escolar, e em seguida receberam orientações sobre o porcionamento de acordo com a vontade e necessidade de consumo, bem como sobre a importância de evitar o desperdício.
No dia 21/10 participaram 19 alunos da turma A, dos períodos manhã e tarde.
No dia 22/10 participaram 18 alunos da turma B, dos períodos manhã e tarde.
A atividade teve boa aceitação e envolvimento dos estudantes, que demonstraram entusiasmo com a novidade do autoatendimento. Foi dado andamento à utilização do sistema na rotina da unidade.
Etapas da atividade:
- Atividade inicial com desenho das preparações preferidas;
- Orientação sobre os grupos alimentares e a importância de montar o prato de forma equilibrada;
- Explicação sobre o porcionamento adequado e o consumo consciente;
- Demonstração prática de como se servir com os utensílios;
- Estímulo à autonomia no momento da refeição;
- Encerramento com roda de conversa para ouvir as percepções e opiniões dos alunos sobre a nova prática.
A atividade mostrou-se eficaz na promoção da autonomia alimentar e na conscientização sobre escolhas saudáveis. O novo formato de autoatendimento foi bem recebido pelas crianças, fortalecendo o vínculo entre a prática educativa e o momento da refeição escolar. Reforcei as orientações sobre o novo método com toda a equipe gestora, professoras, colaboradoras da cozinha e limpeza, destacando a importância da continuidade.









