A atividade foi realizada hoje na EMEB Graciliano Ramos com as Nutricionistas Patrícia e Michelle, com o objetivo de acompanhar e desenvolver uma ação de Educação Nutricional, juntamente com a implantação do sistema de autosserviço sem o uso do balcão térmico.
Foi desenvolvida a atividade de Educação Nutricional “Montando meu pratinho”, com o objetivo de orientar as crianças sobre a importância de uma alimentação equilibrada e incentivar a autonomia no momento das refeições.
Participaram 106 estudantes no período da manhã e 102 estudantes no período da tarde.
O sistema utilizado foi o autosserviço, possibilitando que cada criança se servisse de forma consciente e organizada, promovendo autonomia e reforçando práticas de não desperdício alimentar.
Antes do momento da refeição, as crianças receberam uma folha com a representação de um prato e foram orientadas a realizar um desenho das preparações que mais gostavam de comer na unidade escolar. Em seguida, receberam orientações sobre o porcionamento adequado, de acordo com a vontade e necessidade de consumo, bem como sobre a importância de evitar o desperdício.
A atividade teve excelente aceitação e envolvimento dos estudantes, que demonstraram entusiasmo com a novidade do autoatendimento, além de apresentar baixo desperdício de alimentos. Foi dado andamento à utilização do sistema de balcão térmico na rotina da unidade.
Etapas da atividade:
- Atividade inicial com desenho das preparações preferidas;
- Orientação sobre os grupos alimentares e a importância de montar o prato de forma equilibrada;
- Explicação sobre o porcionamento adequado e o consumo consciente;
- Demonstração prática de como se servir com os utensílios;
- Estímulo à autonomia no momento da refeição;
- Encerramento com roda de conversa para ouvir as percepções e opiniões dos alunos sobre a nova modalidade.
- A atividade mostrou-se eficaz na promoção da autonomia alimentar e na conscientização sobre escolhas saudáveis e redução do desperdício.
O novo formato de autoatendimento foi bem recebido pelos estudantes, fortalecendo o vínculo entre a prática educativa e o momento da refeição escolar. Foram reforçadas as orientações sobre o novo método com toda a equipe gestora, professoras, Funcionária da Cozinha e da limpeza, destacando a importância da continuidade.










