Segmento atendido: Pré-Escola
Número de alunos participantes: Período da manhã: • Pré: 21 crianças Período da tarde: • Pré: 31 crianças
A atividade foi desenvolvida pela Nutricionista Nathalia Martins com o intuito de incentivar as crianças a ampliarem seu contato com diferentes alimentos, em especial frutas, legumes e verduras ofertados na alimentação escolar que está sendo recusado com grande frequência na unidade. A atividade será estimular a curiosidade, a experimentação e o desenvolvimento do paladar, reforçando que experimentar é importante para conhecer novas texturas, cores, aromas e sabores e contribuir para a formação de hábitos alimentares mais saudáveis. Inicialmente, foi apresentado um vídeo educativo e lúdico abordando a importância de provar os alimentos mais de uma vez, entendendo que o gosto é desenvolvido com o tempo e que diferentes formas de preparo podem agradar mais.
Em seguida, foi realizada uma dinâmica interativa com duas roletas:
Roleta 1 – Alimentos: Pepino, maçã, melão, cenoura
Roleta 2 – Ações: Cheirar, lamber ou comer.
Cada criança foi convidada a girar as duas roletas para descobrir qual alimento testar e de que forma explorá-lo. Após a experiência, os alunos foram estimulados a relatar suas percepções:
• Que cor tem? • O cheiro é agradável? • Qual a textura? • Já tinha experimentado antes? • Gostou do sabor? • Sabe qual alimento é?
A atividade teve o objetivo de contribuir com o desenvolvimento da comunicação, expressão e autonomia dos estudantes, incentivar a experimentar os alimentos ofertados na escola, conhecer diferentes texturas, sabores e aromas e trabalhar a parte de educação nutricional de forma mais lúdica para que a gente consiga maior aceitação das crianças em relação ao alimentos servidos na unidade escolar reduzindo a seletividade alimentar.










