ANTIRRACISMO EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA Educação Infantil

🎨 MOSTRA CULTURAL 2025 – EXPERIENCIANDO ARTE 🎭

Avatar
Escrito por Eduardo Neto

🎨 MOSTRA CULTURAL 2025 – EXPERIENCIANDO ARTE 🎭

No dia 05 de novembro, a EMEB Paulo Cardoso abriu suas portas para celebrar a Mostra Cultural 2025 – Experienciando Arte.

A abertura do evento foi conduzida com carinho e dedicação pelas professoras de Arte Sônia, Maria Valdivania, Patrícia e Fabiana, que apresentaram os trabalhos desenvolvidos com as crianças a partir das culturas e simbologias da arte africana e afro-brasileira.

A exposição destacou personalidades fundamentais na luta por reparações históricas do povo negro brasileiro, que, por meio da arte, denunciam o racismo e as opressões, ao mesmo tempo em que reverenciaram a beleza, a força e a potência da cultura afro-brasileira. Entre essas personalidades, destacou-se Elza Soares, símbolo de resistência e representatividade.

A mostra convidou o público a mergulhar nas histórias narradas pelas crianças, expressas em desenhos, pinturas em telhas, textos, máscaras africanas e outras criações artísticas repletas de sensibilidade e significado.

A abertura contou com um lindo desfile, apresentações de capoeira e falas das crianças, que expressaram a importância do processo vivenciado ao longo do ano nas aulas de Arte. O evento também contou com a participação dos alunos da professora pedagoga Jaqueline, que encantaram o público com suas leituras sobre a história de personalidades históricas.

Durante todo o processo, os arte-educadores e estudantes mergulharam na temática “A Contribuição da Arte Africana no Brasil”, explorando aspectos sociais, culturais e históricos por meio de atividades criativas e significativas, que promoveram a valorização da diversidade, da ancestralidade e do respeito às origens.

Parabéns às crianças, à equipe escolar e, em especial, aos professores de Arte, pela sensibilidade, criatividade e compromisso na condução desse lindo projeto coletivo, que reafirma a arte como espaço de expressão, conhecimento e valorização cultural.

Sobre o autor

Avatar

Eduardo Neto

Comentar