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Encontro Formativo na EMEB Roberto Meconi: Atividades Adaptadas na Educação Infantil

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Escrito por Eduardo Neto

Encontro Formativo: Atividades Adaptadas na Educação Infantil

O encontro formativo teve como foco a apresentação de slides sobre Atividades Adaptadas, proporcionando aos professores um espaço de aprendizado, reflexão e vivências práticas relacionadas à educação inclusiva.

Após a apresentação, foram propostas três perguntas norteadoras aos participantes, incentivando a reflexão e a construção coletiva:

  • O que significa adaptar atividades pedagógicas?
  • Você tem algum aluno que precisa de adaptação pedagógica?
  • Vamos pensar juntas em algo que podemos construir?

A participação dos professores foi expressiva. As respostas revelaram que o grupo já possui uma compreensão sólida sobre o tema, o que reforça o compromisso com práticas pedagógicas inclusivas. Coloquei-me à disposição para apoiar na elaboração de atividades adaptadas sempre que necessário.

Com o apoio da coordenadora Regiane, realizamos uma dinâmica especial: a dança das cadeiras adaptada. Todos participaram ativamente, vivenciando uma brincadeira onde ninguém foi excluído. O momento trouxe leveza, diversão e uma reflexão prática sobre como pequenas adaptações tornam a participação possível para todos.

Considerando que a Educação Infantil tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais, físicos e motores, é essencial que as vivências sejam lúdicas, respeitem ritmos e promovam autonomia, autoconfiança e habilidades sociais. Nesse contexto, a educação inclusiva se torna ainda mais evidente e necessária.

Encerramos o encontro com a exibição do vídeo “Cuerdas (Cordas)”, seguido da reflexão:

“Enquanto professores, estamos fazendo o que a Maria fez? Estamos garantindo que o aluno usuário de cadeira de rodas seja incluído nas atividades pedagógicas, respeitando suas especificidades e valorizando suas potencialidades?”

A pergunta provocou uma reflexão profunda sobre nossas práticas e sobre o compromisso diário com a inclusão.

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Eduardo Neto

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