“Eu vivo em um mundo de palavras do outro. E toda a minha vida é uma orientação nesse mundo; é reação às palavras do outro.”
(Bakhtin, 2017, p. 38)
Na data de ontem, realizamos o Seminário de Práticas da Gestão Escolar, encontro que marcou o encerramento do ciclo formativo iniciado no começo do ano e dedicado aos princípios que estruturam a proposta curricular da Rede Municipal de Ensino: Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Inclusiva e Educação Integral.
O seminário teve como propósito aprofundar reflexões e fortalecer o compromisso das gestoras e gestores com ações educativas fundamentadas na equidade, reconhecendo e valorizando as diferenças em suas múltiplas dimensões, seja de raça, gênero, deficiência ou tantas outras formas de existir e coexistir no cotidiano das Unidades Educacionais.
Durante o encontro, as equipes gestoras tiveram a oportunidade de apresentar práticas desenvolvidas ao longo do ano, compartilhar experiências e dialogar sobre desafios e avanços. Esse movimento coletivo possibilitou ampliar o olhar sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada Unidade Escolar, buscando compreender em que medida as temáticas de educação inclusiva, antirracista e integral têm sido, de fato, incorporadas às práticas pedagógicas e de gestão.
O espaço se constituiu como um ato formativo de diálogo, no qual a palavra do outro como nos lembra Bakhtin nos convoca a repensar escolhas, reafirmar compromissos e construir caminhos mais acolhedores, respeitosos e transformadores. A participação das gestoras e gestores foi essencial para consolidar uma rede que aprende coletivamente e que se fortalece no encontro, na escuta e na partilha.
O seminário reafirma nosso compromisso com uma gestão educacional que assegura direitos, promove pertencimento e reconhece a pluralidade como fundamento para uma educação verdadeiramente democrática, humana e integral.




























